quarta-feira, novembro 07, 2007

Papel prata


"(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria!
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida)."
Excerto da tabacaria de Álvaro de Campos

O olhito baixo da foto não é de uma pequena suja e gulosa, nem podemos nós comer tantos chocolates como queremos (o colestrol, a celulite, engordar, a alergia), mas neste pequeno e sublime texto do heterónimo de Fernando Pessoa reside toda a verdade! O segredo é afogar as mágoas, não em alcool (sabemos que o absinto nunca fez nada por ele), mas em comidinha requintada,
E um caril de frango, bem condimentado, acompanhado de arroz basmati já se comia, assim como, para sobremesa, uma fatia de bolo de chocolate, húmido, denso, nem demasiado doce nem demasiado amargo: perfeito! (vê-se logo que ainda não almocei)
Há que relativizar e ver aquilo que de bom temos. É uma técnica miserável, que só nos conforta porque não estamos tão mal como podiamos estar, nem como algumas pessoas estão, mas também... que querem? O ser humano é egoísta por definição, não vou andar cabisbaixa porque há fome, morte, loucura e velhice no mundo.
Não vou andar pelos caídos, mas espero não ter a insanidade de fazer um doce de leite condensado este fim-de-semana... isso era a morte da artista!
Always look at the bright side of life... E como já dizia o outro, "estar Vivo é o contrário de estar Morto"! ahahah

6 comentários:

Hydrargirum disse...

Belo Excerto do FPessoa!!!

Ai chocolate...eu já almocei, mas conseguiste dar-me fome novamente!:)
E falaste em leite condensado...hum...há imenso tempo que não faço brigadeiros...nham nham!

Nem deves andar aos caídos...! Upwards and onwards...Para cima e para a frente!

:)

mik@ disse...

aih esta mulher que mt me espanta :)
boa comidinha nhami nhami, bela poesia do heteronimo de fernando pessoa, e belos docinhos...
olha medusasss temos gotos parecidos minheri ke kk dia temos de organizar uma jantarada... com direito a mt diversao e boa comidinha

mik@ disse...

gotos= gostos... enganei-me XD

M disse...

Já dizia (e diz) a minha mãezinha, mais vale um gosto que dois tostões!
E eu sempre achei que boa poesia é para ser degustada com um cafezinho, um cigarrinho e um docinho qualquer, daqueles que se saboreiam com os olhos fechados... hummmmm

Maga disse...

apanhaste-me com esta. é que eu sou completamente viciada em chocolate! uma verdadeira chocodependente, daquelas que fica com (ainda mais) mau feitio quando falha a dose: uma tablete por dia, no mínimo!
e convenhamos, que a comer chocolate a vida é muito mais bonita ;)

M disse...

Maga! Confesso que sou absolutamente viciada em café! Adoro o sabor, o aroma... se pudesse passava o dia inteiro a tomar café (nos cafés!)!!!