sábado, novembro 24, 2007

Coffee and Cigarrettes

Há já algum tempo que o café não tem o mesmo sabor. Desde o primeiro dia que dei pela mudança, mas pensei "diferente não quer dizer pior", e como qualquer viciada em cafeína, continuei a ir, a saborear, lentamente, cada gole daquele café, de cheiro e textura diferente, mas igualmente rico. Não era tão bom, mas também não era mau, era somente diferente.
Há dias o inevitável aconteceu. Fiquei sentada a saborear, completamente alheada, sozinha nos meus pensamentos... sentindo que tinha mudado de café para descafeinado, e como isso se repercutia na minha vontade de tomar café.
Nesse momento decidi, mais vale tomar um só café por dia que dois descafeinados: não sabem bem, não têm qualquer efeito, e fazem mal à saúde a dobrar!
--"--
Independentemente da opinião daqueles que insistem em não atribuir qualquer significado àquilo que nos acontece na vida, do quanto toda a gente é unânime em me explicar, pacientemente, que tudo se deve ao acaso, e que nem tudo tem de ter uma razão de ser... eu confesso a minha obstinação, quiçá estupidez, em vislumbrar o óbvio, e afirmo sem qualquer pejo que não me arrependo de NADA do que fiz até agora, absolutamente nada, e como isso teve uma influência imensa naquilo que hoje sou.
Mesmo o ter cedido à inércia, ter-me deixado levar na corrente por encantamento, medo, devaneio... ter cessado de pensar quando não devia, ter pensado até entrar em curto-circuito, tudo! Tudo isso me trouxe AQUI! E como me sinto bem assim, aqui chegada, com os amigos que fiz, com o que aprendi... com aquilo que já deixo feito!
Sinto, às vezes, que não precisava de ter sofrido tanto para chegar aqui, que outros não passaram pelo que passei, nem com a mesma profundidade, nem com a mesma frequência... Mas não somos todos iguais, possivemente eu demoro mais tempo a aprender, possivelmente eu também exijo de mim mais do que o corriqueiro, porque almejo, também, voos mais altos e outras responsabilidades.
--"--
É em cafés assim, contemplativos, já não histriónicos, que nascem as sementes dos grandes feitos. Nascem poemas, estratégias, sentimentos profundos. E às vezes nasce uma sensação indefinida de mudança, que não sendo nada, é quanto baste!

12 comentários:

Anónimo disse...

Abaixo o café descafeinado, a cerveja sem álcool e o sexo com preservativo!

M disse...

Subscrevo tudo com excepção do sexo sem preservativo.
Sexo com segurança! Isso sim!

durkheim disse...

Babo-me ao ler as tuas palavras na fábrica de escrita do moribundo :)

Nem todas as sensações têm o mesmo prazer, por vezes mais vale optar pela segurança, bebendo um descafeinado, pois um café pode provocar insónias.
Mas pelo prazer, mais vale optar por ter insónias :)

Hydrargirum disse...

Isto é que foi uma contemplação profunda de mãos dadas com a decisão ligada ao café!...

Eu não bebo, café...logo não consigo avaliar o efeito ou a falta dele que tem em quem o bebe....

Os cigarros mencionados no te títalo...tb não me titilam...não fumo...logo ipsis verbis como acima.

Por isso pronuncio-me apenas ao texto entalado...Não sei...não sei...se de facto tudo é um acaso....!
Se for...a vida torna-se mais injusta, e mais raiva se me acumula...pq como tu disseste, muita gente não passa pelo mesmo...ou por coisas diferentes...

Há, sem dúvida nenhuma, quem passe por mto pior...

Mas se não há razão de acontecer...isso significa que a "moral" a retirar daquilo que nos acontece é tb "faulty"...percebes o meu ponto de vista?....

"Eu tinha de passar por aquilo!"...mentira...não tinhas...foi o acaso....!

Sei lá....um tema controverso sem dúvida!

Mas seja como for...com acaso, ou com razão...somos como somos, pq por lá passámos...!!!

Either way...é uma treta, dispensava mta coisa!

M disse...

Durkheim: é um gosto saber que gostas do que escrevo, apesar de tudo!

Hydra, a sensação que eu tenho, é que mesmo as coisas que não eram necessárias moldaram aquilo que eu sou, ou seja, foram importantes enquanto más experiências porque me prepararam para aquilo que vou ter de enfrentar.
Não atribuo a tudo o que se passa na minha vida uma razão, isso é ridículo e em última instância retirar-me-ia o livre arbitrio.
O que quero dizer com isto é que todas as experiências reconhecidamente más que tive nos últimos meses implicaram muito sofrimento, mas eu cresci. Aquilo que não nos mata torna-nos mais fortes, e eu nunca me senti tão forte! Sinto-me preparada, capaz!

Hydrargirum disse...

Med, concerteza....o que escrevi nao invalida ou choca com o teu ponto de vista...se calhar expressei-me mal...deve ser da dor de garganta!!!

É como dizes e mto bem...com razão ou sem ela...o que nos acontece, de mau ou pior, confere-nos uma "estaleca" adicional e um coragem de seguir e ultrapassar....

Aliás eu não seria quem sou...!!!Se não me tivessem "feito" assim...Nem tu como disseste....!

M disse...

Hydra, só queria ser mais precisa na minha posição.
Eu explico melhor: inexplicavelmente sempre que me encontro a beira do abismo há qualquer coisa que me puxa para o lado de cá. Conheces a sensação?
Estar a beira do abismo tanto pode ser por bons como por maus motivos.
E se te disser que numa dessas vezes me estava a tornar demasiado petulante? E que a vida se encarregou de me chamar à razão?
Muitas vezes as coisas que nos acontecem são consequência das nossas acções ou omissões, e eu estava tornar-me numa pessoa desagradável,até que, BUUM! Uma coisa na minha vida ensinou-me a humildade. E ambas essas características são essenciais para mim, porque eu acredito que, se me for dada a oportunidade, serei uma juiza muito competente, coisa que sempre quis na vida (isso e escrever livros de inegável qualidade literária).
Enfim, tornei público uma característica pessoal.
Não estava a atacar a tua posição, mas a maneira como escrevo pode ser dada a essa interpretação. My apologies! :)

Rafeiro Perfumado disse...

Beber um descafeinado em vez de um café é o mesmo que te sentares ao pé de alguém e pedires-lhe o Hi5 para o conheceres melhor em vez de teres uma boa conversa. Nada como ir ao âmago das coisas, tudo o resto são sub-produtos que apenas servem para distrair...

Hydrargirum disse...

Conheço sim a sensação de que falas...!

E curiosamente já tive um episódio assim similar há mtos anos atrás na faculdade...digamos que andava atacado de "Arrogância"....
Nem sei pq....maluquices da idade...

O que vale, é que nivelei...!E pronto...hoje sou HH...Hydra Humilde!:)

Donºt worry, eu não entendi que me tivesses a atacar...achei é que tinha havido um desvio...de entendimento, qd eu achava que as nossas opiniões se interlaçavam!...

Cruzo os dedinhos e o resto para te ver Juiza! E Publicada:)

E acho que com isto tudo, ups, tb acho que tornei público algo mais pessoal. Mas não há problema...Ninguem liga mesmo mto aquilo que a gente escreve!lol

M disse...

Não podia estar mais de acordo Rafeiro. Numa cafezada descobre-se muito mais da personalidade de uma pessoa que no msn, hi5, myspace ou what ever.

Hydra-dude, pois é, ainda bem! ;)

Anónimo disse...

Não bebo café.

Nem tudo deriva do acaso e nem tudo é somente resultado do livre-arbítrio...mas o que sei eu, uma bonekita tontinha que se deixa sempre entrar na corrente porque só assim vale a pena viver! E sim, aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes, é com essa convicçao que continuo a acordar em cada manhã...
Correntes mais fortes, outras nem tanto,muitas cabeçadas na parede, muitos sorrisos, muitas lágrimas, mas é certo que olho para trás e não me consigo arrepender de nada...sei que fui eu mesma e isso basta-me.

Anónimo disse...

Ahh e como sou do contra...não faço parte do mundo hi5 e prefiro continuar a conhecer as pessoas que me rodeiam à volta de uma mesa de café eventualmente a beber um chazinho ou uma frize de limão:)