segunda-feira, novembro 12, 2007

Lempicka

Auto-retrato num Bugatti Verde - Tamara de Lempicka

Há ícones da nossa adolescência que nos deixam uma marca indelével, que determinam o nosso sêntido estético ou completa falta do mesmo.

Lempicka inaugurou um estilo único. Em plenos anos 20, pintava como quem esculpia, e utilizava como modelos de inspiração apenas o que de melhor o mundo lhe oferecia. As mulheres retratadas são todas mulheres belíssimas, de olhos sonhadores e a vibrar de sensualidade. Lempicka soube retratar justamente mulheres precisamente por ser uma mulher, por compreender a multiplicidade de sensações que nos perpassam no segundo em que nos vemos observadas por olhos alheios, inquisidores, apreciativos, atemorizadores.

Do estilo escultórico com que presenteou as gerações vindouras pouco se fala, mas a marca deixada no ideário feminino permanece. Emprestou o nome a um perfume que usei durante anos até me fartar, Lolita Lempicka, e influenciou o ideal de beleza feminina com os seus quadros repletos de força e suavidade.

Quando era uma medusinha adolescente olhava para estes quadros e pensava... é tão bela! Serei eu alguma vez assim?

9 comentários:

mik@ disse...

aih e nestas alturas que eu pensa... "mas pra que car****olha eu nesta altura?" nao tnh assim nada de marcante e significativo, axo eu.
ahhh sinto-me uma inculta (vou continuar a ler-te pa aprender mts coisas ctg...)

Tulaunia disse...

Medusasss, Lempicka é única não é? Lolita Lempicka é o perfume de eleição da minha progenitora. :D

M disse...

Mik@, tens outros ícones engraçados, de certeza!

Tulaunia... a tua mãe usa o meu perfume? Eu usava o perfume da tua mãe? Bem sei que sempre fui precoce, mas tanto??? lol
Sim, a Lempicka é única! Já não há artistas assim!

Hydrargirum disse...

Olha que curioso...assim que li o título... Lempicka...pensei logo em Lolita...
E achei que sabia quem era...mas afinal eu só conhecia o perfuma...desconhecia essa Mulher por detrás do aroma...!!!

Vou já pesquisar sobre a Dita...adoro apredner coisas novas!!!:)

Hydrargirum disse...

Eu tou disléxico...troco letras:(

Henriqueseis disse...

Tk´s por teres visitado o meu blog e gostares das histórias.
visita também o outro e coloca lá um coment.

http://men-tira.blogspot.com

http://novos-mitos-urbanos.blogspot.com

Pearl disse...

Hummmmmmmmm...
Adoro o perfume!!!
Também o usei por alguns anos...
Até ter descoberto o Emporio Armani (o dourado)!

Quanto à pintora, desconhecia, mas gostei da imagem que apresentaste... Vou pesquisar também!!!
Gostei da sensualidade que os olhos transmitem, da suavidade da boca, do detalhe das luvas, das sombras, da suave confusão por trás...

Ah, já estás "favorita"!

:o)))***

Anónimo disse...

óhh nao conheço o perfume...ainda se encontra à venda para eu investigar?

M disse...

Pearl, também já não uso o Lolita Lempucka, também eu conheci Armani, mas outro Armani! lol

Sim Bonekita, ainda está à venda!:)