terça-feira, dezembro 11, 2007

Sonhos


Em Português Spirited Away foi traduzido para A viagem de Chihiro.
Qualquer uma das versões transporta-nos para um mundo paralelo, regido por regras diferentes e completamente estranhas para não-aptos.
Para nós ocidentais essas regras ainda são mais incompreensíveis: a nossa cultura, o nosso sistema de símbolos não abarca estes conteúdos, estas novas formas de significação.
E enquanto uns rejeitam, outros ficam extasiados, sedentos de mais, e mais!

Confesso que a mim me fascina a existência de um mundo paralelo, em que os sonhos e os pensamentos mais íntimos e negros se concretizam, em que sonho e realidade não têm aquela linha, se bem que ínfima, de separação, em que a qualquer momento saltamos de um mundo para o outro, sem pré-aviso, e somos responsáveis não só pelos nossos actos, como também pelos nossos pensamentos e devaneios.
Responsáveis pelas decisões que tomamos nos nossos sonhos, como se da vida real se tratasse, sem redenção, em que aquilo que sonhamos influencia abertamente aquilo que se passa no reles quotidiano, no nosso e no daqueles que tenham a pouca sorte de representar como figurantes ou actores secundários nos nossos sonhos.
E estas múltiplas opções abrem um caminho vastíssimo na produção literária, mas ao mesmo tempo trazem em si problemas morais e éticos: como se pode responsabilizar alguém por algo que pensou? Como se pode punir alguém antes da tomada de decisão final, antes dessa decisão ter consequências irreparáveis?
Porquê punir alguém por uma opção diferente no mundo inconsistente dos sonhos, em que tudo se apresente enevoado, os movimentos toldados naquelas inexplicáveis malhas, e em que nos vemos perante os dilemas morais mais absurdos e surreais, que a ter algum significado, será um significado maior, que não alcançamos.
--"--

Acordei estremunhada.
Aquela cara... pavorosa.
Não, não me lembro de ninguém assim, eu não conheço aquela pessoa. Horrível... olhava-me fixamente, com os olhos arregalados, impositivos... e aquela cor... parecia morto, arroxeado, de cadáver em avançado estado de putrefacção.
Não, nunca conheci ninguém assim. Será que isto tem algum significado. Não ouvi nada, tenho a certeza, não há qualquer mensagem, só aquele olhar, acusador, como se eu estivesse em falta! Mas falta-me fazer alguma coisa?
Será que este sonho continua? Será que vou sonhar mais vezes com isto? QUE HORROR! VA DE RETRO QUE EU PRECISO É DE DESCANSAR!

Dois meses depois fui notificada da morte de MB, emigrante de leste, contumaz e ausente em parte incerta. Não foi presente a julgamento. O processo foi arquivado por extinção da responsabilidade penal.
--"--
Falávamos. Não me lembro de como esta conversa tinha começado, mas tu olhavas-me irado, farto. Incomodado. "Que foi? Chateia-te que tenha cabeça? Que saiba o que se passa? Que veja o fim antes de acontecer? Que veja mais longe que tu?" - respondia também irada.
Do nada veio aquela bofetada, e eu repliquei com força.
Repentinamente acordei, sozinha. Doía-me a face e os músculos todos. Telefonei-te. "Estás acordado?" -"Sim. Acabei de ter um sonho esquisitíssimo contigo" - "Ai sim? E lembras-te como era? Alguma coisa... menos decente?" - "Já não me lembro bem, mas deve ter sido algo assim desse género! Ahahahah!"
(Pobres, sempre um passo atrás)

11 comentários:

sethyoder disse...

grande filme que referenciaste aqui...
De facto os japoneses gostam muito deste tema...e sugiro veres também o filme PAPRIKA (acho q ja te falei dele) é muito bom!

quanto aos sonhos! pessoalmente prefiro não interpretar...ou pelo menos não dar muita importância mas gosto de sonhar, e ter pesadelos é ainda melhor:P (so pelo alivio de acordares e não se ter passado nada, ao contrário de um sonho que acordas e ficas desiludido por afinal n ser real :) )

Anónimo disse...

A viagem de Chihiro...lindooo! Fiquei com vontade de o rever um dia destes:)
Sem dúvida uma história inesquecível.

Ao contrário do meu querido Seth tenho uma necessidade enorme de dar uma explicação racional a tudo, encontrar uma lógica, mesmo no que é provavelmente inexplicável. O mesmo se passa em relação aos sonhos... Na verdade não sonho... nunca o soube fazer enquanto durmo,talvez por ja sonhar em demasia quando acordada...Desde sempre que só me recordo de ter basicamente pesadelos...
É tão bom acordar com a mente vazia, com a sensação que nada se passou enquanto dormia....que alívio...
Mas sim, Seth, não deixas ter razão no que dizes...

Hydrargirum disse...

Eu ADOREI o Spirited Away....
Aliás sou ávido consumidor dos filmes do Miyazaki, ou dos Estúdios Ghibli, como preferires...

ADORO animação Japonesa...adoro aquela linha mais que ténue em que o paralelo se mistura com a realidade e a ela se perpendicula!....e onde tudo é normal!!!!....

Viste os outros Med?...Lembrei-me agora do Laputa:Castle in the Sky....que achei magnífico....Ainda não vi foi o Howel´s Moving Castle...não tive oportunidade yet!....

Mais um excelente post teu que me acorda os sentidos...
Só não percebi se os sonhos relatados eram ficcção ou não...Podiam bem ser reais...eu já previ em sonhos...!

Jinhos:)

mik@ disse...

:) eu acho que vi pedaços do castelo andante e de outros que envolvia crianças, dragão e elas esquecerem-se da identidade delas...
animação japonesa é muito bom :) ja vi um filme anime e foi excelente. tenho um amigo fanatico nestas coisas :D

Anónimo disse...

Hydra,

Toca a mexer os pézinhos até ao clube de vídeo mais perto porque o Howel's Moving Castle vale bem a caminhada!! :D

CatDog disse...

Isto é uma gaita. O comentário que me ocorreu agora é uma operadora de telemóveis...

Ruca! disse...

gosto muito do miyazaki, não tanto da típica manga japonesa. n sou muito de futuros cibernéticos, nem ninjas robôs.

há umas semanas, mostraram-me um filme dele, de 1988, que desconhecia. talvez 'o meu vizinho totoro' em PT. tive pena de não acabar de ver.
até pq tem criaturas que vão reaparecer depois na viagem de chihiro, que é um super-filme. :)

xau.

Pearl disse...

Excelentes textos!
Gostei mesmo muito da forma como está redigido!
"a existência de um mundo paralelo, em que os sonhos e os pensamentos mais íntimos e negros se concretizam"
Creio que no nosso intimo todos desejamos algo assim, mas a questão é que se isto acontecesse efectivamente, teriamos mais cuidado com o que sonhavamos, o que limitaria as asas da imaginação...
Penso eu de que... LOL
---
Esse sonho premonitório parece-me verdadeiramente assustador!
---
Espero que esse segundo sonho seja... hummm... apenas um sonho... ou pesadelo...

Gostei particularmente do parênteses!!!
:o)))***

Hydrargirum disse...

Tou com a Pearl no parentesis...e tou com o Ruca! no "my neighbour Totoro"....que adorei!:)

Eu tou com toda a gente!lol

M disse...

lololol
Anda uma pessoa ocupada e quando vai a ver, gostam todos de Manga, Miyasaki, Spirited Away, Princesa Mononoke, Howl's Moving Castle!
E o Túmulo dos Pirilampos? Também gostam desse?
Beijinhos p tds!

Hydrargirum disse...

Do tumulo não gosto que eu sou tafofóbico!!!

Arghhh!!!