terça-feira, dezembro 04, 2007

Mutts


Mataram-me um gato à porrada.
Chamava-se Fofinho, tinha 3 anos e licença de condução: atravessava a estrada todas as noites sem ser atropelado.
Era um gato amarelo tigrado de aspecto franzino, mas muito esperto. Astuto e estratega nato, conduzia os oponentes masculinos para o nosso quintal, onde os meus cães faziam o trabalho sujo. A gataria estava toda rendida aos seus belos bigodes brancos, e aos miados doces, de galã espertalhão, inconsequente.
Lembro-me de numa noite fria de Outono ter caído no tonel, onde o vinho fermentava, e ter espado milagrosamente... Fofinho, o gato alcoólico cor-de-rosa!

Envenenaram-me um cão.
Chamava-se Magnum e tinha 1 ano. Estava a ser ensinado a não aceitar comida de estranhos, e pela primeira vez tinha sido domado. Já obedecia às ordens principais: "Não!", "Magnum!", "Canil!", "Cão feio!", "Senta!", "Dá a patinha!". Nunca tivemos um Castro Laboreiro tão difícil!
"Magnum, cão feio! Canil!"... e o palerma deixava-se ficar sentado, a olhar para nós, trocista... até que quando faltava só 1 metro para o apanharmos, o estafermo dava um pulo e em 2 segundos já estava a 10 metros a abanar a cauda.

Atropelaram-me um gato.
Tinha 8 anos e ia a pé para a escola quando o vi estendido na beira da estrada, com sangue a sair pela boca, e a barriga esborrachada, com as vísceras todas de fora. Fui a chorar para a escola e passei o dia todo a chorar. Chama-se Bolinhas e era o gato mais palerma que alguma vez tivemos. Faziamos tudo daquele gato, inclusivé metê-lo no buraco da garrafeira, agarrar nas duas patitas e andar as voltas com ele, só para o ver voar!

De todas as vezes que isto aconteceu eu jurei para mim própria que jamais perdoaria a quem fez isto. E não perdoo. Assim como não perdoo aos donos acéfalos que têm animais de grande porte em apartamentos, animais acorrentados com pouquíssimo espaço de trela... aos donos que castigam os animais como se fossem eles os culpados pelas frustações que a vida lhes reservou. Não perdoo a quem anda em lutas de cães, galos... não perdoo!
E juro que, quando tiver oportunidade, toda essa gente vai pagar pelo que fez, com juros!

10 comentários:

Hydrargirum disse...

Credo que somatório de tristezas aqui em rol:(
Pobre Med-menina....agora imagino a razão pela qual és uma Cape Crusader!!!

Concordo com as tuas ameaças temporais...mas já pensaste que o problema pode estar nos nomes que escolheste para os teus animais?

M disse...

Hydra, não fui eu que escolhi o nome dos bichos (só Magnum).
Já Lolita, Bhallu e Bageera foram escolhidos por mim, e assentam que nem uma luva nos bichanos!

Eu sei que os nomes são pavorosos, mas são reais, assim como a maneira como morreram. Esta história não foi inventada nem numa vírgula.

Hydrargirum disse...

Eu tava a parodiar...não quis implicar de maneira sentida que o nome dos "meninos" era feio...estava a brincar repito!

Bhallu e Bageera.....lembra-me o Livro da Selva do R.Kipling...mas como o "spelling" que lhes deste é diferente...devo tar a fazer alguma confusão!

Nem eu assumi que a história tenha sido inventada....li-a como bem real:(

Rafeiro Perfumado disse...

E quando precisares de ajuda para espancar esses animais (estes sim), conta comigo. Difícil vai ser parar...

mik@ disse...

medusasss se precisares de um par de garras conta cmg :D
sabes uma vez tive um gato amarelo tigrado, tipo garfield. apareceu e deixou-se ficar por aqui... era tão lindo. foi crescendo até que um dia desapareceu... foi encontrado morto muito tempo depois. pelo que sei foi um vizinho, que nem é bem vizinho porque mora bem mais abaixo, que o matou. não faxo ideia porquê... :(
devia ser preciso licença pra ter um animal

Anónimo disse...

Oh..é mesmo trsite perder um animal, lembrei-me agora de todos os meus gatos que se perderam/foram assassinados ou maltratados por estranhos.Abusos a animais é inadmissivel.Há um plano de cuidados que é crescente: planta-animal de estimação-bebé: se o primeiro sobreviver 3 anos, passa-se ao próximo!julgo que muitos portugueses iam a correr mensalmente para o viveiro. pelo menos a mortalidade animal e infantil descia!

Ruca! disse...

que tristes lembranças.

há que ver os animais como seres que merecem viver tanto quanto nós.

quando tiveres a tal 'oportunidade' chama-me que tenho ali um taco de baseball que aquilo deve ser uma categoria para arrear em homens-merda que maltratam e matam animais, muitas vezes 'for the fun of it.'

xau*

bonekita de trapos disse...

Incompreensível
Desumano
Quem serão de facto os animais irracionais?

O grau de evolução de uma sociedade avalia-se também através da forma como esta trata os seus animais...e não me refiro apenas aos animais denominados domésticos...

M disse...

Hydra-friend: Bhallu e Bageera são personagens do Livro da Selva, mas escritas como um indiano as escreveria :p.

Rafeiro: Obrigado pela ajuda, mas penso mover-me no plano legal!

Mik@, também acho que há pessoas que não merecem os animais que têm. Quantas vezes andam a exibir Rottweillers só por serem Rottweillers!

Opostapsique, tens toda a razão! Se não sabem cuidar de um animal não deviam crianças! (não refiro plantas propositadamente... não sou muito amante de plantas. Gosto da interacção com os meus bichinhos).
Há realmente pessoas que não deviam ter filhos, nem animais...

Ruca, é triste observar como tratam os animais nas aldeias deste país... mas também não caindo no exagero do cabeleireiro de animais! Tratar melhor um cão ou um gato que o ser humano mais próximo também acho exagerado!

Bonequita, digo isso a mim própria há anos! O desejo de fugir daqui é enorme, apesar de todas as coisas boas que viver num país atrasado e ainda amplamente rural proporciona.

Pearl disse...

Infelizmente a vida prega-nos essas partidas!!!
Compreendo bem a tua revolta!!!
:o)))***