quinta-feira, dezembro 20, 2007

Bratislava é do tamanho de Guimarães


Pois é.

Parti há dois meses para a Eslováquia, já não escrevo desde essa altura, voltei ontem a Portugal para a quadra, e é tempo de balanço.
Quer-me parecer que a minha ausência no blog foi positiva, nunca vi tanta afluência de visitantes e comentários por estas bandas. Espero não estragar tudo agora...
Se viram o filme Eurotrip, pois bem, desenganem-se, ninguém chega a Bratislava e compra um Hotel com 1€, com esse dinheiro consegues comprar um café, que custa o dobro do que em Portugal, não consegues comprar um pacote de arroz mas, em contrapartida compras meia litro de cerveja, bem boa, em qualquer pub. Não sinto saudades da Super Bock.
As esloVACAs andam muito de nariz empinado, desconfio que comem mostrada ao pequeno almoço, não se desviam quando se cruzam no meu caminho e nem sequer sabem falar, por vezes parecem dizer algo em Russo ou em Italiano mas, quer-me parecer que se trata duma doença de garganta.
Ainda as esloVACAs, ora essas são de puxar a orelha, oh bem... Digamos que uma em cada 5 poderia ser modelo... Agora, aqui Portugal sinto a diferença, estou mal habituado...
Nunca me senti mal com o meu razoável metro e oitenta, mas isso parece ser estatura média baixa nos homens, pelo menos não tenho a cara de monga dos Eslovacos, nunca vi tanto gajo feio emparelhado com mulheres de fazerem cair o queixo, há coisas para além da compreensão.
A primeira palavra que aprendi, ainda antes de partir, foi Kurwa, que não é curva, mas sim uma menina, uma daquelas que vende o corpo. A primeira palavra que aprendi quando cheguei, foi Nie, NÃO, pela boca duma velha recepcionista fascista, nem foi preciso explicar o significado para o compreender.
A comida é assim-assim, sinto falta duma boa panela de arroz, dum assado ou dum cozido à portuguesa. Bacalhau não gosto, mas sinto falta de peixe. Lá nem me atrevo, o peixe é feio e não tem olhos, cheira pior que o nosso e tem aspecto de estar a chamar pelos abutres. Jamais comam Dumplings, yeaaak! Parece que se está a comer uma cabra inteira.
Conheci um jovem simpático que falava tão mal inglês que quando a conversa acabou a minha cabeça tinha inchado para o triplo do tamanho, tentava-me explicar a história mais recente da Eslováquia, estava a gostar de aprender mas infelizmente, estragou tudo no fim da cavaqueira, quando disse que já tinha bebido o verdadeiro vinho do Porto, feito em França... Não lhe posso dar crédito como devem imaginar.
A faculdade é melhor e maior do que imaginava, estou a tentar usufruir ao máximo mas não foi nada fácil encontrar o caminho para a sala de escultura...

5 comentários:

Leila* disse...

Welcome!!! Já vi que de aventuras e histórias para contar trazes um saco cheio, que nem o Pai Natal! Aproveita as festas por cá!

Achei piada às EsloVACas! :D

Beijinhos**

sethyoder disse...

acho que pela descrição que o moribundo fez acho que todos achamos piada ás eslovacas :P (pronto, a parte do nariz empinado não, mas a parte das modelos sim:P )

durkheim disse...

Moribundo a tua criadagem, Medusasss, deu algo ao blog q atraiu as pessoas, bah mas ela agora já nao escreve tão bem como antigamente, deve ser falta do patrão, agora que chegast passa o cheque á menina para ela voltar á velha forma :P LOL
grande descrição mesmo, a parte das esloVACAs parte tudo, mas sim uns amigos meus tiveram tb lá e ja me tinham contado como é aquilo, mas tb disseram que qd ganhas a confiança delas é um alegria :P AHHAAHHAHA

Aproveita as férias :)

Namaste!

M disse...

:)
É bom ler-te novamente! Grandes aventuras que contas! eheheh

Eu a pensar dizer-te "WELCOME BOCK!", mas afinal a única coisa de que não sentiste a falta foi da cerveja!

Vá, payback time! ;) lol
***

Sra Esquizoide Frenica disse...

O filho pródigo regressou!
Bem vindo moribundo, toca a bloggar que isto agora parece a casa da medusasss!