quinta-feira, dezembro 06, 2007

gestos


A vida é repleta de comédias dramáticas, cheia de enganos. Pensamos que falamos todos a mesma linguagem, mas tudo isso não passa do maior embuste, entre todos os outros. Não passamos todos de ilhas mais ou menos amontoadas em pequenos ou grandes arquipélagos, consoante os intrincados mapas das nossas relações.
Muitas vezes fazemos um esforço imenso em aceitar a diferença dos outros: o sorriso escarninho pouco sincero, que esconde uma pessoa amável e prestável; o sorriso aberto e provocantemente empático, que oculta um parasita social; o desleixe e total caos interior de um amigo, que nos magoa nas suas contradições, mesmo nunca nos querendo mal.
É irredutível. Há tantos gestos quanto pessoas, há tantos significados para a Amizade como o número de amigos que realmente temos, somados aos amigos dos amigos, ad aeternum.
E existimos nós, cheios de dúvidas sobre a real intenção dos outros, e sobretudo sobre aquilo que nós próprios estamos dispostos a arriscar para conhecer os outros.
E com o passar do tempo reconhecemo-nos mais cínicos: a calculada frieza dos gestos na tentativa de conhecer antes de nos darmos a conhecer, ignorando que do outro lado está outra pessoa a fazer exactamente o mesmo, nesta comédia de enganos que é a vida.
E como a medusasss tem N serpentes desvairadas, tem dias em que manda o castelo de cartas ao ar e vai espairecer as ideias, voltando sempre mais forte e simultaneamente mais frágil, porque as serpentes não chegam para colmatar a necessidade que todos nós sentimos de comunicar com os outros.

8 comentários:

CatDog disse...

Excelente reflexão.

marta disse...

As pessoas não são apenas opacas. Têm o poder de adoptar diferentes formas, diferentes cores... Assumir posições de defesa e estratégias de ataque. E as mais perigosas são as conseguem tornar-se invisíveis.

Muito muito bom o teu texto, medusasss!!

mik@ disse...

medusasss acho que disseste tudo no teu texto. neste momento também me esforço pra entender alguém mas e dificil porque essa pessoa não se entende a ela propria...
os amigos são complexos e complicados, mas são do melhor que há. sem dúvida....

Maga disse...

gostei muito do teu texto Medusasss, já tinha saudades de te ler!
e de facto vamos mudando com o tempo mas nem sempre para melhor. eu, por exemplo, tenho vindo a perder a paciência que me caracterizava. faz-me pensar que talvez tenhamos uma espécie de stock e se gastarmos muito acaba...
uma beijoca!

Maria disse...

prééémio lá no blog!!*

Hydrargirum disse...

Olha que belo retrato da sociedade tu fizeste...de quem nos rodeia...e sorri! Esse biombo assustador que nos separa de quem é quem...!!!

Adorei a referência que fizeste às ilhas...e a nós!!!

Outro texto de se lhe tirar o chapéu!...E a roupa toda, já agora!:)

M disse...

CatDog, há sentimentos e situações universais. É uma pena que saber como as coisas funcionam não nos prepare para lidarmos eficazmente com elas.

Marta, tens toda a razão. Todos temos uma postura/cor, se bem que não concorde contigo. Tenho muitos amigos que são invisiveis ou desejariam ser invisiveis e não são nada perigosos, muito pelo contrário: são as vítimas, de tão boa gente que são. Acho muito mais perigosos os sorridentes! Esses levam-nos bem à brava! "...ita, preciso de ti, ajudas-me?"; "...ita, já tinha tantas saudades tuas!" pfeeeeee, afastai-os de nós!

Mik@, por razões de economia de esforços, porque o tempo é escasso e porque fomos todos concebidos para sermos felizes, quando a coisa complica demasiado deixa de valer e pena, e mais vale seguir em frente. É só uma opinião... claro...

Maga, também já tinha saudades de te ver aqui no blog! Vejo que já mandaste uma praga à gripe que te manteve longe de nós!
Quanto a perder a paciência... sinceramente não me parece que isso seja um defeito. Vivemos numa sociedade em que se abusa da boa vontade dos outros sob a forma dos favorzinhos. E é tão fácil pedir desculpa!

Maria! Um prémio para mim? Ai tãooooooooo boooommmm! Adoro receber prémios e presentes! :)

Hydra-friend, a referência às ilhas é um clishé antigo... infelizmente o meu dom da palavra não me permite, muitas vezes, usar expressões genuinamente minhas. Faz-se o que se pode! ;)
Ó HYDRA? A ROUPA??? lol

Pearl disse...

Mais um texto em que disse para comigo uauuuuuuuu!!!
Brilhante reflexão, fantásticas conclusões!
"um amigo, que nos magoa nas suas contradições" - Esta frase deixou-me pasma pela verdade nela contida!!!
Entre muitas outras no restante texto que quase me apetece imprimir e colocar na porta do frigorifico!!!
Brilhante mesmo!!!
:o)))***