quarta-feira, janeiro 02, 2008

Smells like bullshit


E assim começamos o ano, com a notícia que 7 discotecas espalhadas por todo o país se dedicaram laboriosamente à recolha de assinaturas, para levar ao parlamento uma proposta de alteração da lei acabadinha de aprovar, e que se tornou vigente no primeiro dia do novo ano civil: a proibição de fumar em espaços públicos fechados.

Que dizer sobre toda esta questão?
Que se instalem novos exaustores! All of this smells like bullshit!

Nunca gostei de ambientes de fumo, mas também sabemos que os cafés, restaurantes e discotecas ainda não criaram zonas para fumadores porque estão à espera para ver se este diploma é, ou não, mais uma lei à portuguesa: muito bonita no papel mas sem qualquer viabilidade prática.

Senhores! Isto é sério!
De acordo com as regras só se pode fumar:
1- Em casa;
2- Na rua;
3- No carro.

Porquê?
1º- Está provado que fumar faz mal à saúde;
2º- Está provado que os fumadores passivos correm os mesmos riscos que os fumadores propriamente ditos;
3º- Salvaguardar os direitos e a saúde dos profissionais de restauração e hotelaria;
4º- Reduzir as despesas com saúde pública.

E como se fiscaliza?
Qualquer cidadão é fiscal ao serviço do Estado (método do delator - tipicamente fascista e Estado Novo): basta pedir o livro de reclamações.

Claro que este diploma enferma de um erro clássico: paternalismus facilitarius, que como o nome anuncia é a doutrina apologética do caminho mais fácil, em que a entidade com autoridade se demite de resolver um dado problema concertada e racionalmente, e corta a direito nos direitos e liberdades individuais de toda a gente. Típico de um país com raízes fascistas e que nunca soube apreciar os princípios democráticos (cidadãos? Esses pobres de espírito que votam em nós e a quem damos os beijinhos do frete nas eleições? Pão, vinho e circo!).

Se eu fumo, e isso me dá prazer, porque não hei-de poder continuar a arruinar a minha vida como bem entender? O que têm os outros a ver com isso? Não os vejo a cortar no sal nem nas gordurinhas... e isso é a principal causa dos problemas cárdio-vasculares!
Também não vejo os paizinhos a afastar as criancinhas imberbes das discotecas, onde bebem até ao coma alcoólico.
Também não vejo os puristas a chamar um táxi depois de uma noite bem regada... E ainda se queixam que os oficiosos só pedem justiça! Pudera, foram apanhados a cometer um crime em flagrante delito! (querem o quê? "Ó Senhor Juiz, foi só desta vez... o arguido não volta a cometer o mesmo erro!" Tenham juízo!)

Neste país está tudo trocado. Bebe-se até cair e ainda se leva o carro para casa, cospe-se para o chão, deita-se o lixo para onde calha, fala-se alto nos cafés, grita-se com os filhos e o cônjuge em público, leva-se o cão para a praia apinhada, põe-se o cãozinho a defecar no passeio... E claro, fumava-se nos cafés... Mas isso contornava-se muito bem com os sistemas de exaustão adequados!

Não vejo o Estado verdadeiramente preocupado com estas condutas verdadeiramente insanas e periogosas! Morte na estrada? Operação STOP e Tolerância ZERO. Isso basta! Cospe no chão? Pois... somos um país de gente pouco cívica... vou mas é para Bruxelas respirar cultura e o portuga que se lixe!

Subcrevam a petição. Sempre quero ver em que saco roto é que isto vai cair! O problema do paternalismus facilitarius é "faz o que te digo, não o que faço", ou seja, nenhum dos deputados vai querer dar a cara contra um diploma tão (in)sano... nem meter mãos ao trabalho numa proposta de alteração.
Sim, alterar este diploma vai dar muito trabalho! Para já significa um retrocesso, e isso em termos políticos é uma declaração de erro que se deve evitar: mais vale seguir brilhantemente em frente em direcção ao abismo... (qual Salazar "defendam Goa até o último homem". Canalha!)

I
maginando que alguém conseguia subrepticiamente fazer passar uma alteração (coisa para daqui a um ano ou dois), tal alteração seguiria legislações estrangeiras... seria qualquer coisa como:
-proibição de fumar em todos os espaços públicos fechados, com a excepção de:
-Espaços fechados destinados a dança com dimensões superiores a X, com sistemas de exaustão Y, sujeitas a taxa anual anti-tabágica de W.

Esta pequena alteração vale tanto barulho? Epah... pensando bem, acho que sim!


7 comentários:

mik@ disse...

eu acho bem que seja proibido fumar nos recintos públicos. Esta lei já vem tarde, só quero ver onde vai dar.
respeito quem fuma... mas também quero ver os meus direitos de nao fumadora respeitados.

odeio ir ao restaurante e estar a começar a refeiçao e apanhar com o fumo de quem já vai no café, acho falta de respeito e incomoda-me muito. ou não se fuma ou então tem salas separadas!

Outra coisa sao as discotecas. aquela a que vou as vezes... jasus, aquilo so se respira quando a ventilação liga e é preciso metermo-nos debaixo dela.

A nossa liberdade acaba quando interferimos com a dos outros...

M disse...

Concordo contigo mik@, a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros... mas também vivemos todos em sociedade, o que significa que todos abdicamos todos os dias um pouco da nossa liberdade e de certos direitos para podermos socializar.
Direitos mais importantes como o direito de propriedade privada, até o direito à vida são cerceados todos os dias em nome de uma vivência em sociedade... :p
***

Hydrargirum disse...

Se bem que estejas carregada de razão em quase tudo o que aqui mencionas, sabes qual a minha posição face ao tabaco...

O facto de alguém beber até exaustão, isto se não pegar num carro, não viola a minha saúde....

O facto de alguém emborcar kilos de sal, não interfere com a minha saúde...

O facto de alguém fumar ao pé de mim...sim...interfere...

E não acho correcto.....!

E qt ao resto que descreves, oh sim Med-Friend...era urgente remodelar este País de fio a pavio!!!!

Jinhos:)

Hydrargirum disse...

Ah e não disse...

Excelente post, mais uma vez!;)

marta disse...

Apesar de achar bizarro ver os grupos de fumadores todos reunidos à porta dos edifícios (transformados em pequenos guetos), fumando furiosamente à chuva e ao vento, como não fumadora é excelente poder finalmente estar numa pastelaria sem que o café me saiba a fumo, sem prejudicar a minha saúde por conta das opções de vida dos outros e sem que a roupa acabe a tresandar. O fumo não é propriamente estanque, não prejudica apenas quem fuma. E o melhor de tudo é deixar de ter pequenos ataques de raiva de cada vez que, num centro comercial, uma criança está a respirar carvão...

M disse...

Só posso anuir, cara Marta e Hydra_friend, e dizer a abono da minha defesa que sempre fui extremamente cuidadosa com a direcção que o meu fumo tomava.
Falo por mim que vou ter tantas saudades de tomar o cafezinho da manhã acompanhado por um cigarro, comme il faut!
Enfim...

Leila* disse...

Cara Med, cada vez mais admiro a tua forma de escrever!! Acho que podias seguir a carreira de legislador! eheheh Só assim se faria a costumada JUSTIÇA!! :P

Hoje só digo parvoice!! Mas concordo com tudo o que escreveste e nem sou fumadora! ;)

Beijinhos*