domingo, fevereiro 24, 2008

Rigor Mortiis


Para qualquer estudante de direito o 4º ano era o ano macabriis, em que muitos estudantes chumbavam pela primeira vez, outros tantas sofriam as passas do inferno nas orais... e claro, tínhamos de conciliar o horário impraticável de DIPC (Direito Internacional Privado e Comunitário) com as aulas teóricas de Medicina Legal.

Nas aulas teóricas de Medicina Legal, para aqueles que não estavam para aturar o "já lhe disse que o Senhor a mim tem de me tratar por Professor Doutor ou Senhor Professor Doutor" Nuno Castello Branco, tinham sempre a hipótese de ouvir histórias hilariantes sobre actos sexuais de relevo com animais: "a galinha era a única testemunha, assim como a infeliz vítima", vide fotografia da vítima (galinha com banda negra a tapar os olhos, para não ser facilmente identificada); e os mais estranhos e bizarros fétiches de que aqueles tipos tinham conhecimento: "aqui fotografia do estudante (de direito, vocês são todos muito estranhos), vestido de bailarina, com o dito de fora, choke 'till death come..."

Mas continuando a preciosa narrativa, para além das aulas teóricas, que eram um mimo, como puderam constatar pela descrição supra referida, ainda tínhamos de assistir obrigatoriamente a duas autópsias (aulas práticas, portanto)...
Começava então a correria aos lencinhos perfumados da Renova (mentol ou alfazema) e ao gabinete de medicina legal a perguntar se havia corpo, seguida automaticamente da pergunta, qual Riffel: "está inteiro ou em pedaços?"

Confesso que tive imensa sorte nos cadáveres que me calharam na rifa: nenhum veio embalado em saquinhos, eram todos velhos, assim para o acabados, e tinham bom aspecto: nada de avançados estado de putrefacção.

Por razões de economia de espaço e tempo relatarei apenas a primeira experiência.

Sentados o mais afastados possível da zona de acção, vemos entrar a médica que comanda a operação de retalhamento, o carniceiro chefe, com um cabelinho oleoso ondulado de meter nojo, seguidos da estagiária erasmus espanhola, a mastigar pastilha elástica relaxadíssima (sim, de boca aberta. Sim, sem máscara).


O cadáver é deitado na maca, completamente despojado de bens terrenos (nuzinho, tuuuuuudo à mostra!), e logo ali começa a operação de retalhamento: incisão longitudinal seguida da remoção dos órgãos internos, inclusivé do conteúdo estomacal para análise.
O cheiro é pavoroso, cheira a carne de porco em avançado estado de decomposição, e a estagiária, ali, a mascar pastilha serenamente.

É usada uma vulgar concha de sopa para remover o sangue da cavidade toráxica, e o coração é retirado, pesado numa vulgar balança de cozinha, e medido.
Começam a fazer incisões na cabeça, e a remover o escalpe, desde a testa até à nuca "schreeeeeee", seguido do "vriiiiiimmm" da serra num movimento circular sobre o osso craneano. O cérebro é removido num "ploc", e colocado numa tábua branca de cozinha, onde é cortado em fatias fininhas, com uma vulgar faca de pão: "como podem observar não há lesões na massa encefálica...".

Eu já só olhava de esguelha, atarefadíssima a tirar apontamentos. Nunca tirei tantos apontamentos na minha vida... E quando nada havia a escrever rabiscava desenhos de estrelinhas e florzinhas nos cantos, e jogava ao galo, enquanto o lencinho perfumado repousava apertadíssimo contra as narinas... e respirava devagarinho, em surdina, concentradíssima em respirar bem, suavemente, doucement, uma coisa de cada vez...

Podem sair!

FUI!

22 comentários:

durkheim disse...

se eu tiver pesadelos, conversamos amanha.

gosto do pormenor, tu fazes uns baruhos fixes :D eheheheh

marta disse...

O 4º ano foi macabro, sim. E posso garantir que foi muito mais torturante ir a oral de comercial com o dr. Mariano "Pêga" do que o encontro com um crânio desfeito por uma caçadeira de canos cerrados. Que posso dizer? Sou uma pessoa sensível. :D

beijinhus

Leila* disse...

Opaaaaa e eu que sempre quis ter medicina legal!!! E não tive... não pelas autópsias, talvez até por ver demais o csi, mas isso em coimbra era realmente outra coisa... ;)

beijinhos Med**

M disse...

Durkheim, tu? Pesadelos? Tens muita piada! ;)
***

Marta, confesso que o meu maior pesadelo no 4º ano foi fazer oral de melhoria com o não-me-toques-que-tu-tens-mamas-que-nojo "já lhe disse para me chamar Professor Doutor ou Sr Professor Doutor Nuno Castello Branco... Não dormi nada na noite anterior, tal o pavor!
Mas o Mariano "Pêga" também não deve ser pêra doce! lol
***

Leila dear, em Coimbra o 10 é a melhor nota do mundo, seguida do 6, que nos permitia ir a oral.
Tive colegas que fizeram o curso todo por oral de passagem!
***

Mokas disse...

concordo com o Durkheim.. "tu fazes uns barulhos fixes"!
Está excelente o post... podias ter escrito mais que o ppl n se importava. Prova disso é que qdo cheguei ao final apetecia-me continuar a ler.

Rita disse...

Gostei da descrição, muito perfeitinha, com banda sonora e tudo. Arrisco-me a dizer que provavelmente uma ou outra alminha mais sensível se tenha "gromitado" toda a ler este post...
Jokas

Olá!! disse...

Já ia uma sopinha de miudos (não gajos);))))
Macabroooooooooooooo
Nojentooooooooooooo
Tenebrosooooooooooo
Lindoooooooooooo hahahaha
Bjs

Anónimo disse...

fiquei na mesma.
uma pedra. eheheh. nisso, venceram.

mik@ disse...

ahhhhhhhh

com esse nome deve ter muita moral pra falar o sr. professor castello, com dois LL, branco....

ahahahah sou me lembro daquela aventesta da televisão.... tu sabes!

olha tou tão cansadinha que assim que cair na cama devo dormir logo.
se tiver sonhos estranhos venho cá reclamar ctg...

nunca fui a oral :D
(ai que isto suou muito mal... mas não metam duplos sentidos nisto ok!!)
e só fui uma vez a exame.
ah benditas frequências que me davam um mês de férias quase!!!!! :)))

essas aulas de medicina legal deviam ser um máximo... um fartote pros estudantes.

olha acho que a miuda tinha de tar descontraida. enquanto roia a pastilha, xeirava menos lol :P
quem tem uma profissão daquelas não pode ser afectadinho, tem de ser duro e nervos de aço...

ta muito fixe o teu texto :)
kisss

mik@ disse...

credo!!!!

que-eu-escrevi-tanto-e-isto-tá-um-texto-enorme!!!

sorry medzinha :P
tava com saudades tuas era isso ahahah
kisss

Leila* disse...

Esqueci-me de fazer um outro comentário... ao título!! Cheio de Rigor!!! =)

Beijinhos**

Alex disse...

Ei, só eu não fui bafejado pela sorte, o que eu mais queria era assistir a uma autópsia...
NOT!!!
Bjs.

M disse...

Mokas, agradecida pelo elogio! :)
Os barulhos não eram meus, eram mesmo dos utensílios usados!
***

Rita! ehehehe Não é por nada mas vou adicionarizar o teu gromitado, está excelente! :)
***

Olá! eheheh Ainda bem que gostaste! :)
***

Cândida, bem vinda ao blog! Ficaste na mesma? lol
***

Mikita, este Castello Branco não tem nada a ver com o outro pseudo marchand de seja lá o que for!
Vá, toca a escrever que também tenho saudades tuas!
***

Leila! E eu nem falei em lívores cadavéricos, anóxias cerebrais e na possível causa do decesso!
***

Alex... acredita que não é assim tão agradável.
Eventualmente habituas-te, mas depende sempre do corpo que está a ser autopsiado... e se fosse de um gajo da tua idade? Não ficarias com o sono perturbado?
***

CatDog disse...

Sempre tive uma fezada de que este assunto podia dar um belo post...
:-)

M disse...

Podia Catdog? lol
Ultimamente sinto que as palavras me escapam... possivelmente poderia dar um bom post... escrito por outro artista! :p
***

CatDog disse...

Mas que deturpação tão flagrante, senhora autora...
Eu disse que no passado achei que este assunto podia dar um belo post e afinal, confirmo-o aqui, estava a profetizar.
Incrível como conseguiste raspar o dramatismo rococó até ao osso.
Sobrou apenas a verdade dos factos naquilo que precisavas dizer.
:-)

M disse...

Mas que reacção tão temperada, senhor comentador CatDog!
Mais que uma deturpação flagrante, foi uma constatação de inoperância: este texto escrito pelo CatDog seria magistral!
Desafio: reescreve esta história!
***

Hydrargirum disse...

Ai este post....!lol...

Deliciosamente macabro...descritivo, uma delícia sensorial...de redação e tudo!:)

Tenho uma pergunta estúpida...o que é Riffel?...

Jinhos:)

M disse...

Dear Hydra-friend, uma riffel é uma espécie de metralhadora semi-automática.
Sei (fui ao site, viva o google!), que os tipos dos fusileiros (Batalhão Ligeiro de Desembarque) usam umas bem giras de 7,62mm (H&K G3) e de 5,56mm (H&K G36)... que pelas fotos são bem giras!!!
lololol
Parecidas às que a Lara Croft, a tua chérrie utiliza! ;)
***

sethyoder disse...

o que eu me ri spr com essas descrições às idas à autopsia! :P

Como nc vi nenhuma gostava de saber se tinha estômago para isso...e infelizmente acho q tinha! digo eu...

(será q inda posso ir ver? digo que sou aluno de direito...são tantos que n se devem notar...digo eu!)

Mokas disse...

Pessoal... há aqui algo preocupante... Já repararam que a nossa amiga Med, percebe mais de armas ou de estruturas militares que qualquer comum cidadão? e ainda por cima é apreciadora do seu design?
estranho... muito estranho....

Pearl disse...

LOL
É por essas e por outras que dou graças por medicina legal não ter feito parte do meu curriculum!!!
:o)))***