domingo, fevereiro 03, 2008

Psicóloga de algibeira


Não tenho qualquer pejo em me afirmar como especialista mundial number one (the one) em psicologia de algibeira.

Posso mesmo garantir que sou mestre na grande arte da pseudo-psicologia de revista cor-de-rosa e doutorada com tese aprovada (18 com louvor) em cafézadas pseudo-intelectuais, pelos mais inteligentes e argutos dos meus pares.

Com efeito, cedo aprendi a intepretar o chorrilho de disparates alheios como ataques de génio, criatividade exacerbada... afinal, tudo se perdoa aos génios, não é?

Então no que toca a criar uma mística de artista: "ah, eu tirei este curso para fazer a vontade aos meus pais, mas na verdade sou um génio escondido! Já viste os meus desenhos? Até são bons, para quem não seguiu a carreira". E vai-se a ver os desenhos, e de artista só tem o temperamento.

Eu, psicóloga de algibeira, aconselho todos os candidatos a artista a não estudar artes. Não leiam livros, não enriqueçam a vossa cultura! Basta agir e vestir a pele de um artista!

Num país como o nosso ninguém sabe muito bem a diferença entre uma obra de arte e um aborto da mesma. Rasguem o peito perante o despeito alheio, a inveja dos críticos que vos achincalham, clamem bem alto a profunda injustiça a que se encontram sujeitos, "Já Van Gogh só foi apreciado depois de morto! Estou muito à frente do meu tempo!" Pobres e incompreendidos, é só invejosos ao dobrar da esquina...

Cultivem um comportamente histriónico: vocês são os reis e as rainhas das festas. Exagerem as vossas mazelas, as paixões, acreditem nas vossas histórias fantásticas, confundam verdade com fantasia... e com um pouco de sorte são internados numa instituição psiquiátrica, como o Van Gogh que tanto apreciam.

Comecem por agir como Prima Donnas, e com algum tempo é vê-las a acreditar que efectivamente o são! Mas, por favor, no processo procurem outra medusasss para vos aturar as pieguices, efabulações e hipocondrias!

Esta consulta é grates, aguardem a próxima sobre Psicóticos, Esquizofrénicos Paranóides e Maníacos Depressivos.

15 comentários:

durkheim disse...

Vou ficar a aguardar a próxima consulta sobre borderlines, não ta na lista mas tu vais-me dar essa consulta :P MUAHAHAHHAHA

ai o penúltimo paragrafo :P smp a matar.

Maria disse...

Para que ler quando se pode ver o filme!! Começo a achar que as pessoas gostam de falar sem conhecimento de causa, assim têm sempre desculpa pelas barbaridades que dizem!
Um génio não é maluco. é excêntrico lol.. fico a aguardar o próximo post,uhmm e que tal enfiares aí os bipolares.
Beijinhos

Ps: deixei uma supresa no meu cantinho:D.

M disse...

Sim Durkheim, tu és um óptimo case study! :p
***

Maria, obrigado pela surpresa! :)
Penso falar nos bipolares aka maníaco depressivos, têm sempre tantas histórias giras para contar!
***

mik@ disse...

looool
tudo se perdoa aos tolos e aos génios, sendo que estes últimos estão em clara vantagem sobre os primeiros devido ao seu elevado número de existência.

olha quando é que tomamos um cafézinho pra eu ter a minha consulta grates? (pago-te o café ok?!)

lool beijinhos

Olá!! disse...

Se é à borliu eu quero hahaha
Manda "piscologia" ...

Tulaunia disse...

Amiga Medusasss, não vás por aí, olha que a nossa web-blog-amizade acaba já aqui!!!!
Eu tenho um "pó" à Psicologia, e algumas psicologas em particular que, se as apanhasse numa passadeira, juro-te que as passava a ferro!!!!

Pronto, já estou mais calma, mas por favor, nada de psico-análises, sim?

Boa semana :)****

Alex disse...

:o) às vezes parece que me ouço a pensar quando leio as tuas palavras :o)
check this out: http://alexpramundial.blogspot.com/2007/11/dr-alex-o-gato-psicolgico-pr-mundial.html

BEIJINHOS

J.MARTINS disse...

Perante um quadro pintado de branco, com um prego de 12cm espetado ao lado do centro, a pergunta não é "Mas porque raio esta merd@ é arte? Isto até eu faço." a questão é: "Ele fez, e tu?!"... Gostei fico a espera de "psicologices".

M disse...

Mikit@, se és tu que pagas, quando quiseres, é só combinar! :P
***

Olá!! No consultório nada de facas, ok? Muito corte e costura, mas facas verdadeiras não! Ainda te chateias com o "brilhantismo" das minhas deduções (óbvias) e depois é o fim da picada e o início da facada!
***

Tulaunia, somos duas, mas não te preocupes, psicologia de algibeira nunca fez mal a ninguém... acho eu... quando muito faz-me mal a mim... vou ter os psicólogos verdadeiros à perna e depois quero ver quem me faz terapia! lol
***

Alex, já li o teu post! eheheheh
Coitada da moça, tirou psicologia, não tem de necessariamente ser coerente ou até inteligente!
***

J Martins, bem vindo ao blog!
Já ouvi exactamente a mesma pergunta vindo de um amigo (que é artista à séria!)... e aquilo que eu lhe respondi foi: não deixa de ser um prego colocado mais ou menos no centro de um quadro. Se fosse eu a fazer aquilo era uma merda, mas como foi alguém que tem o "estatuto" já é arte.
Nova corrente a ter em mente: reacção ao excesso de conceptualismo na arte moderna. :p
***

Rita disse...

Eu de arte não percebo puto, só sei dizer se gosto ou se não gosto...
Jokas

M disse...

Bem Rita, eu também não percebo nada! É tal e qual como tu! O post era mais uma reacção contra pseudo-artistas do que contra a arte em si. Há muitos artistas formados que não fazem nada de jeito, e muitos autodidactas que são autênticos génios!
Acho que o que é preciso é sobretudo bom senso e humildade para nos apercebermos se aquilo que vemos/fazemos é realmente bom, ou ainda não tirámos as lentes cor-de-rosa com que os paizinhos nos habituaram a ver o mundo.
***

Hydrargirum disse...

ahhhhh....LOL
ahhhhhhhhhhh......LOL

ADOREI....isto foram 18 buracos em golfe, tamanhas as tacadas aqui dadas....

ADOREI..este texto só podia ser TEU!:)

Brilhante!:)

Jinhos:)

Leila* disse...

Mas que raio de artistas andas tu a aturar??? Cobra mas é essas consultas a dobrar, ou então faz como os (pouco) distintos srs. drs., "falou 5 minutos paga a hora"!

Beijinhos*

p.s. já há saltos altos?? =)

M disse...

Ah Hydra-friend... obrigado pelo cumprimento! :)
***

Leila*, felizmente já não aturo, but they where hard times, really hard times!
Quanto aos saltos altos... Eu tenho imensos saltos altos, sou fã! E quanto mais altos melhor! Falta comprovar a teoria ;)
***

Mokas disse...

epah!
Fixe!
Bem, se eu não perder um unico módulo, pode ser que fique curado!