sexta-feira, abril 04, 2008

O novo acordo ortográfico

Em Abril, águas mil!

Mas a primavera finalmente chegou e o Abril vai tornar-se minúsculo, ele mais os seus 11 amigos, com o novo acordo ortográfico acaba-se a discriminação que existia entre os meses e os dias da semana, vai passar a ser tudo escrito em letra pequena.

Terça-feira, uma duma das principais responsáveis por esta mudança, que só se via a começar com letra maiúscula no inicio das frases queria mais, cito “Já não bastava que os cabrões dos meses nos englobassem em conjuntos de 30, 31 dias, ainda por cima armavam-se em imperialistas. Sei que o Fevereiro é mais humilde mas também nunca fez grande coisa pelos dias da semana. Ás vezes questionava-me se ele era realmente modesto ou se não queria era aturar-nos durante tanto tempo no ano, ás vezes chegava aos 29 dias mas nunca passava daí. Claro, que estou satisfeita com esta decisão, os meses do ano não são mais do que nós, aliás sem nós eles nem existiam! Nós somos mais importantes, a prova é que nos repetem semana atrás de semana e quanto aos meses, como é? Pois é, nunca os repetem, aparecem uma vez por cada ano e já vão com sorte! O que eu queria mesmo, era ser escrita sempre com letra maiúscula mas este decisão não está nada mal, tomem e embrulhem oh Março mazagão, oh Outembro, vai levar no…”

7 comentários:

Olá!! disse...

Eu sou burra velha, o acordo ortográfico que me processe...
Bom fim de semana a todos neste cantinho
Abril
Maio
Junho
hihihi
cor-de-rosa
é só errosssssssssssssss

Cabra Expiatória disse...

Não consigo. Nem sei se vou conseguir! É que muitas vezes esqueço me da maiúscula no início das frases, mas recuso-me a ceder perante tal ameaça perante a língua de Camões (será que se vai passar a escrever cá-mões?) e Pessoa (que corre o risco de virar peçoa)....

sethyoder disse...

excelente!

entao e onde é que um gajo pode ver as novas regras?! ( estou preguiçoso e n me apetece ir ao google :P )

Mokas disse...

epah... eu axo quisto vayde mala pyor.
kualker dia jah ninguem sab xcrever dessentemente!
comé pocivel ke aprovem extas regras?

Anónimo disse...

Também acho que os meses devem escrever-se com letra minúscula. Aliás, nunca entendi porque não eram escritos dessa forma.É daquelas coisas q sempre tenho de perguntar e a única resposta que obtenho à questão:"_Porque é que os meses têm de ser escritos com letra maiúscula?", é "_ Porque os meses escrevem-se assim, são nomes próprios.", ou em alternativa, "_ Porque sim." ou ainda inovadoramente, "_ Porque sempre foi assim."
Estas explicações não me convencem e acho mt bem q os meses se escrevam com minúscula, que é lá isso, protagonismo para os meses não ?!

Anónimo disse...

Acho bem que se façam estes acordos, isso dos meses é de menor relevância. Secalhar sem esses ajustes da lingua portuguesa, ainda estávamos a escrever PHARMACIA rs...rs

Mokas disse...

Não me importava de ainda escrever Pharmácia... Por mim até podiamos aprender latin em vez de Inglês na primária. Podia ser que compreendessemos melhor a nossa lingua e dessemos menos erros ortograficos. Outra coisa que nos era mais util era aprender aqueles simbolositos que nos aparecem nos dicionários, que nos dão exactamente o som da palavra, permitindo-nos assim saber que "ñ = nh = gn" nas diferentes linguas.