quarta-feira, outubro 15, 2008

Economia para leigo

Depois da economia explicada em vacas, eis que um ano volvido vos presenteio com a sequela: a economia explicada em tintóis!


Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é ou gerou a crise americana, segue um breve relato económico para leigo entender...

O Ti Manel tem um bar em Vila Carrapato, e decide que vai vender uns tintóis "apontados na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, aumenta um pouquinho o preço da dose do tintol (a diferença é o sobre preço que os "borrachões" pagam pelo crédito).

O gerente do banco do Ti Manel, um ousado administrador formado com um qualquer "Émebiei", decide que os caderninhos das dívidas do bar constituem, afinal, um activo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o calote dos bebedolas como garantia.

Uns seis executivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, FCP, OVNI, SOS ou qualquer outro anacrónico financeiro que ninguém sabe exactamente o que quer dizer, mas que parece ser coisa muito sofisticada.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na Bolsa, cujo lastro inicial todos desconhecem (os tais caderninhos do Ti Manel).

Esses derivativos são negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados financeiros de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do Ti Manel vai à falência. E toda a cadeia se lixou…

Como viram… é muito simples…


Mensagem enviada pela Mzinha. Obrigado!

6 comentários:

Maga disse...

BRILHANTE!

Maga disse...

foi curto, não foi?
mas era memo essa a mensagem.
muito bom medusasss!

Rafeiro Perfumado disse...

Outra do género:

No outono os índios Blackfeet perguntaram ao Chefe se o inverno ia ser frio ou não. O Chefe não sabia realmente mas respondeu que sim, que o inverno ia ser frio, e que todos deviam ir apanhar e cortar lenha.

Como ele era um bom Chefe foi de seguida à cabine telefónica mais próxima, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: “Este inverno vai ser frio?” O homem ao telefone respondeu, “Sim, com certeza que este inverno vai ser frio.”

Portanto o Chefe voltou para o seu povo e disse-lhes que se despachassem a apanhar ainda mais lenha.

Uma semana onde mais tarde ligou novamente para o Serviço Meteorológico Nacional “O inverno vai ser muito frio?”

“Sim,” respondeu o homem, “vai ser um inverno muito frio.”

Assim o Chefe voltou para o seu povo e disse-lhes que apanhassem cada bocadinho de madeira que conseguissem encontrar.

Duas semanas mais tarde telefonou outra vez para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: “Tem a certeza absoluta de que o inverno vai ser muito frio?”

“Absoluta” respondeu o homem, “os Blackfeet andam a apanhar lenha que nem doidos!”

É assim que funciona o mercado de acções...

Pearl disse...

LOLOL

Há dúvidas??? Nãooooooo

Então...

Fd****, upsss... bebam mais um copo!!! LOLOL

:o)))***

M disse...

Olá meus meninos!!!!!!
Adivinhem por onde anda a Med?
Nào conseguem, pois nào? lol

Até o meu regresso!

***

Mokas disse...

Ena!
é Mesmo... a do rafeiro tambem está fixe...
fixe MEd, é bom saber que alguem foi investigar a situação à origem!
HAve fun!