terça-feira, agosto 19, 2008

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"


Já Ghandi defendia que a civilidade e humanidade se devem extender à maneira como tratamos os nossos animais, domésticos e não só.

Se nesta época vemos as nossas atenções focadas para os imbecis que abandonam os animais que prometeram amar e proteger, não podemos também esquecer todos aqueles animais cujo propósito de existência é prover à nossa alimentação e subsistência: em que condições são criados?

Tanto ainda por dizer, mas hoje o post é dedicado a animais de companhia. Sabia que a nossa lei é completamente omissa em relação aos direitos dos animais? Sabia que a única protecção legal que um animal tem é enquanto coisa, enquanto propriedade de uma pessoa? Sabia que isso significa que se um dono escolher matar ou maltratar o seu próprio animal, legalmente não há nada que possa ser feito?

Sabia que a única legislação existente é de 1919? E não é usada?

"O Art. 1º do D.L. 5650 de 10 de Maio de 1919, veio preceituar que " toda a violência exercida sobre os animais é considerada acto punível ", prevendo uma pena de multa que, em caso de reincidência poderá ser agravada com prisão.
Mais tarde, o D.L. 5864 de 12 de Junho de 1919, veio esclarecer, entre outros, os actos que se devem considerar como violentos." in
Petsite.

Está a circular pela Internet esta
petição. O objectivo é reunir as assinaturas suficientes para que o Parlamento Europeu possa aprovar a Convenção Europeia dos Direitos dos Animais.

Eu já assinei, e você?

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda hoje comi um linguado e um bocado de peru, não fui eu que os matei, mas morreram por minha causa.

Maria disse...

UI Med se existem pessoas que nem sabem tratar dos filhos, imagina de animais, e atenção que não estou a falar dos que batem e abusam, mas sim daqueles que ignoram, dos que os tiveram para salvar o bendito casamento, dos que vão de férias e metem-nos em babysitters enquanto vão disfrutar da praia,resumidamente... dos que os tratam como coisas, e com os animais é o mesmo. Ambos dão muito trabalho e muitas pessoas perdem o encanto por eles quanto se apercebem e optam por os ignorar.
Não sei se isto fez lá muito sentido, são 7 da manhã e tenho os olhos cheios de remelas.......
Beijinhos

Rita disse...

Outra vez???
Já respondi "também"...
Jokas