quinta-feira, novembro 23, 2006

conflito de personalidades

Sempre me questionei porque razão todos nós sentimos necessidade de recorrer a eufemismos para desculpar os sentimentos negativos que nutrimos pelos demais.
Passo a explicar: eu não me dava bem com a bruxa da senhoria com quem vivi no 1º ano, por "conflito de personalidades". Sim, a mulher tinha um "conflito de personalidades" com toda a gente naquela casa.
Também não me dei bem com C, na casa onde vivi no 2º e 3º ano por "conflito de personalidades". Realmente, se fosse do género dominador e bom samaritano: se não me importasse de acordar a menina todas as manhãs, fazer as refeições para ela, e ver a minha despensa ser sistemática e selvagicamente assaltada, sem qualquer tipo de reposição, sim, se fosse do género católico e caridoso, teriamos as duas sido amicíssimas!
Mas o "conflito de personalidades" é pau para toda a obra! Não me dei bem com M que viveu comigo do 4º ao 5º ano, porque sua excelência deixou de falar para mim de um dia para o outro. Ao "Bom dia, M!", nem um grunhido em resposta. Ao "Como correu o dia?", respondia "Bem". E a convivência ficava por aí. Não haja dúvida que tinhamos personagens conflituantes, salientadas pela má educação da menina.
Bom... Mas os conflitos não se ficam por aqui. Como pessoa conflituosa que sou, única resposta para os casos infra descritos, não é que na casa onde vivo há já um ano, tenho mais um "conflito de personalidades"???
Desta vez a personalidade que conflitua com a minha é de pessoa a que denomino de cinicamente simpática: fecha-se na cozinha com o namorado e quando entramos para jantar (sim, também nós, como comuns mortais, temos de nos alimentar), instala-se um ambiente de mau estar. O namoradinho está proíbido de falar connosco, pelo que nem olha para nós e age como se não existissemos. Ela, comporta-se como se a nossa entrada na cozinha fosse uma afronta e fala connosco com os lábios apertados, contrariada pela nossa presença. No dia seguinte, já sozinha, é toda "Olé!", cumprimento pseudo-ligeiro que me lembra sempre os touros nas arenas, de olhos injectados de sangue, enraivecidos perante as capas vermelhas. Ao que secamente respondo "olá".
E a menina, que é um niquinho de gente, daquele tipo que parece que foi à máquina no programa errado e encolheu, come como uma anorética (uma canjinha de galinha anémica, como ela) e ainda tem o cinismo de perguntar "são servidas?". Ultimamente tenho tido ganas de lhe responder "Sim!", só para ver a reacção dela.
Mas nada disto explica o cinismo de A: a menina pela frente é só sorrisos, com excepção da cara de cu, com que marca território quando está com o namorado, mas faz gala em se queixar de nós, nas nossas costas e a horas tardias, em que o silêncio da noite faz com percebamos tudo o que tem para dizer.
Eu não chamo a nada disto conflito de personalidades. Tenho amigos de todos os tipos: extrovertidos, introvertidos, dominadores, frontais, esquivos, e dou-me bem com todos eles. Chamo a isto uma clamorosa falta de valores e má-educação. Perdoem-me, se puderem, por não entrar em eufemismos socialmente correctos, mas acho que já está na altura de chamarmos as coisas pelos nomes.

7 comentários:

toscamista a.k.a. rosa maria a.k.a. billy vanilli disse...

eu chamo a isso uma falta de T1

Anónimo disse...

Esta situação retrata muito bem o novo conceito de BIODIVERSIDADE HUMANA! Visto que o numero de outras especies tende a diminuir, a Natureza aposta na diversidade da especie humana, com tendencia destrutiva ás qualidades de um bom caracter!

Anónimo disse...

Bom, bom, era de facto aceitares a dita canjinha, a qual comerias de frente para o tal casal apaixonado. Depois, no meio do silencio desconfortavel, ditado pela rédea curta da pinipon malvada, ias largando uns largos e fartos peidos. Quando surpreendidos e repugnados para ti olhassem, soltavas um esgalhado sorriso com bocadinhos dos miudos da galinha entretanto triturados e visiveis entre os dentes.

M disse...

Mythe, és a minha inspiração! Depois conto-te o resultado desta odisseia esquisofrénica!

Anónimo disse...

Perónia:

Em que tipo de personalidade estou incluída....Não reconheço nenhuma que se adapte a mim...ou serei a dominator??????

Anónimo disse...

já sei..sou esquiva...Uf...

M disse...

oh mile, para ti invento uma categoria! "Pois que... hemorroidas!" categoria de self production, mala apartement, avec dispositivo médico