terça-feira, julho 01, 2008

Animal Farm

King of Spain - Animal Farm - part I

Levanto os olhos pensativa e contemplo os campos do Mondego que me circundam.

[The laws of Animal Farm are being read]

Snowball: No animal shall drink alcohol. No animal shall sleep in a bed. Four legs good, two legs bad.

[The chickens are very annoyed at this rule]

Squealer: Wings count as legs.

[The chickens realize that Squealer is right]

Group of sheep: Four legs good, two legs bad. Four legs good, two legs bad.

Snowball: [continuing the reading of the laws] No animal shall kill another animal. All animals are equal.

Todos nascemos iguais, mas há uns mais iguais que outros! E enquanto atendo a paisagem que se desenrola como um pergaminho antigo no ocaso do dia, a minha atenção vagabundeia por ruelas ensombradas pelos semblantes de todos aqueles que já conheci, numa atmosfera adensada por tantas coisas que já aprendi: muitas, imensas ovelhas, burros, cavalos, e porcos, muitos, porcos!

Para mim a revelação que Animal Farm encerra, independentemente das possíveis analogias com o regime socialista/comunista, é que a Vida não é democrática, há parvos e espertalhões, há pessoas talentosas e outras sem qualquer qualidade apreciável. O socialismo, os ideiais de que todos seremos melhores pessoas se formos pessoas informadas e com uma boa educação académica contêm a terrível falácia de se ancorarem em ideais: não queremos a perfeição, não almejamos ser melhores. Podemos ter um curso superior que isso não nos leva a pensar mais longe do que a casa da vizinha, ou o cabrão do ex-namorado que nos fez a vida negra. Na verdade haverá sempre porcos e haverá sempre ovelhas prontas a balir o último slogan:

"Four legs good, two legs better"

2 comentários:

Maria disse...

Grande post como sempre Menina Med :). A solução, na minha opinião,passa por aceitarmos os outros como são e admitir que todos somos falíveis, ninguém é perfeito, tenha 2 ou 4 patas :). Li algures "haverá besta maior que o homem?", ainda não sei a resposta.
Adorei o Animal Farm e só tenho pena que muitas pessoas não o tenham lido, ou melhor, que nem saibam o que é nem do que se trata.
Beijinhos

PS: tens lá uma coisa para pores aqui no teu estaminé

Rafeiro Perfumado disse...

Para mim a grande mensagem desta obra é a preversão qeu é feita às regras, especialmente à "todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que os outros". Tão actual...