sexta-feira, outubro 27, 2006

Intelectuais, Intelectualoides e Pseudo-intelectuais

Ou a arte de ler o jornal às escondidas

A arte e a cultura sempre tiveram uma relação de interdependência genética e funcional.
Muito me espanta, então, esta avalassadora falta de apetite pelos ditos artistas, ou candidatos a artistas, pelas coisas ditas culturais, ainda para mais quando a Arte só almeja ser Arte quando reflete aquilo que nos rodeia.

Como compreender o mundo sem as indispensáveis ferramentas proporcionadas pela cultura?

Hoje o individualismo acéfalo, erigido em crenças egoistas do homem novo, considera a arte como o acto desgarrado de qualquer realidade, como o resultado final de um neo-demiurgo especialista em caos, e em vender velharias como novidades.

Nada disto seria possível com uma população esclarecida.

Contraditório, mas verdade, hoje apelidar alguém de intelectual é ofensa qualificada, é apodar a criatura de avis rara, que troca o Viver por um refúgio numa gaiola dourada de conceitos, relações, dados objectivos e amorfos, todos eles assepticamente tratados através de raciocínios dedutivos e analógicos: coisas de gente chata e enfadonha, que quando falam parece chinês, e fazem citações em línguas mortas...

Mas se ser intelectual é mau, muito pior é ser-se apelidado de pseudo-intelectual!
Neste país de iluminados, intelectual verdadeiro é aquele que nasce em berço de oiro e pode assim "não viver" à vontade, porque aquele que até aprende umas coisas e é interessado, não é intelectual, é pseudo... e se já leu obras de referência, vai ao teatro e ao cinema, frequenta tertulias... fala de livros como as "gentes do povo" falam de telenovelas... então encontramo-nos perante o espécime híbrido de intelectualoide... Todas os três alvos a abater na sociedade do instantâneo.
Sim, porque quem sabe pensar, ou almeja compreender o mundo sem as ferramentas falaciosas da comunicação social, mas sem as descurar, isso é gente perigosa, imprevisivel!!!
Mas muito pior é ler o jornal em público! "Essa raça de intelectuais que lê o Expresso nos cafés, que discute o Público entre si..." Essa gente que acaba sempre uma disputa com: "É o Sistema".
Deixemo-nos de tergiversões...

3 comentários:

toscamista a.k.a. rosa maria a.k.a. billy vanilli disse...

eça merda ta cheia de eros ortogáficos. de qualquere modos obrigado por inspirasão final. ando já a trabalhar numa tangiversão, vulgo cover, de um tema da stevie nicks intitulado "love will change your mind". admirável.

rascunhos disse...

Apesar de algum exagero hilariante está com alguma razão o post.
Por acaso até pensava que o tema até já nem se discutia.Julgava-o ultrapassado.Pelo menos para mim está desde que conheci "intelect ais óides ou pseudo " a irem a bruxas e curandeiros, e não resistirem às fofocas do dia a dia
ehehehehe

sethyoder disse...

um pouco pseudo intelectualoide este post :P

concordo contigo...infelizmente ter inteligência é visto quase como algo "inoportuno"...

felizmente n leio o expressso ou o público, será que me safo com o 24 horas? será q assim as pessoas ja n me olham de lado?

bjbj