quinta-feira, fevereiro 12, 2009

... e eu vacilei...

"A questão quem fala? é seguramente a mais primitiva, na medida em que todas as outras implicam o uso da linguagem. Só alguém capaz de se designar a si mesmo como o autor dos seus enunciados pode dar uma resposta a esta questão. O exame deste ponto releva de uma pragmática do discurso, ilustrada pela bem conhecida teoria dos speechs-acts. Temos ainda de dar a esta pragmática um prolongamento reflexivo, a fim de remontarmos da multiplicidade dos actos de enunciação ao acto pelo qual o enunciador se designa como o pólo idêntico ou, para utilizar uma outra metáfora husserliana, o centro de radiação de um número indefinido de actos discursivos."
Paul Ricoeur

A quem tiver a lata de dizer que os fulanos, beltranos e sicranos de direito quando falam enrolam, enrolam, falam caro e ninguém percebe nada, prometo que deixo aqui mais pérolas destas. É que perdi completamente o apetite!

6 comentários:

Maria disse...

Eu diria que a questão "quem fala?" exige apenas a capacidade, ou condição, de se responder "Sou eu , a Maria!!", isto dependendo, está claro, da linguagem em que é feita esta questão hehe.
Beijinhos

PS: espero que esteja tudo bem por esses lados :).

Mokas disse...

bem.. na minha humilde opinião de leigo, posso afirmar que, sim.
Sim o quê?
"sim podes deixar mais pérolas destas. Tentei ler uma porrada de vezes e acho que se for fazê-lo mais uma vez consigo esboçar, partindo deste pequeno trecho, uma teoria sobre a existência e a condição humana, intersectada com lei da relatividade e talvez até, um pouco de estatística"

Rita disse...

Quem fala??? Quem não é mudo! Parece-me uma resposta tão boa como qualquer outra e sem dúvida melhor do que essa...
Jokas

Rafeiro Perfumado disse...

Esta história fez-me lembrar a história da tartaruga e do papa-formigas...

Ruca! disse...

e história e critica da tradução é fácil queres ver? n vale chorar tanto.

piegas.

mik@ disse...

loool au tenho uma vaga ideia que apanhei coisas destas na faculdade :P
e davam-me cabo da cabeça ler estas merdices, as tantas ja nao me lembrava da frase anterior quando mudava de linha :P
bjinhos